quinta-feira, 9 de julho de 2009

4.1) Carga e descarga de um capacitor

Capacitor


O capacitor é constituído de duas placas condutoras separadas por umisolante (dielétrico) e tem a propriedade de armazenar energia elétrica.











capacitor recebe o nome do isolante colocado entre suas placas. Dentre os diversos tipos de capacitores tem-se os seguintes tipos: capacitor de poliéster, de cerâmica, eletrolítico, de mica, a óleo, etc.
A carga armazenada no capacitor é a carga de uma de suas placas. Sendo a carga elétrica num capacitor igual a 2 coulombs, significa que há uma carga negativa de --2 coulombs em uma das placas e uma carga positiva de +2 coulombs na outra placa. Há excesso de elétrons em uma das placas e falta e elétrons na outra placa.



A capacitância é a capacidade do capacitor de armazenar carga elétrica e é medida em farads (F).Um capacitor tem uma capacitância de um FARAD quando armazena uma carga elétrica de um COULOMB e sendo a tensão entre as suas placas de um VOLT. 1 farad = 1 coulomb / 1volt

capacitância de um capacitor depende diretamente da área de uma das placas, do tipo do dielétrico e depende inversamente da espessura do dielétrico (distância entre as placas)



Símbolos utilizados para o capacitor
















Carga do Capacitor

Assim que a chave for fechada, o positivo da bateria retira elétrons da placa A e o negativo da bateria manda elétrons para a placa B. Assim que a tensão entre as placas do capacitor se torna igual à tensão da bateria não haverá corrente no circuito devido a que tensão do capacitor se opõe à tensão da bateria. Só terá corrente no circuito durante a carga do capacitor











Tensão de ruptura:

Quando aplicamos a um capacitor uma tensão acima da tensão de ruptura, elétrons “saltam” de uma placa para outra. Neste caso, o capacitor poderá ser danificado. Quanto maior a distância entre as placas do capacitor maior será a tensão de ruptura. A tensão máxima que se pode aplicar a um capacitor (tensão nominal), sem que haja a ruptura, vem indicada em seu corpo (invólucro). A figura abaixo mostra um capacitor eletrolítico de 100uF com uma tensão nominal de 16 volts.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário